Diário de Escrita #1: Escrever um livro novo é difícil pra cacete!


Menines! Fazia um tempinho que eu estava prometendo um diário de escrita, não é mesmo? É, esse sou eu, sempre deixando vocês na mão, mas finalmente saiu. Bom, eu não sei como vai ser a organização dos posts, se eu vou postar isso diariamente (durrr, seria o certo!), semanalmente ou whatever. Só sei que vai sair de vez em quando. 

Como alguns devem ter visto, este primeiro post vai ser também um desabafo. Não sobre algum mimimi que deve estar rolando no mundo literário agora, mas sobre mim, sobre o Rob que tenta, ao máximo, fazer com que tudo saia da melhor maneira possível. 

Eu juro que tento, galerinha, mas às vezes eu falho miseravelmente, mas ultimamente as coisas andam piores do que costumavam ser. Estou com este projeto desde fevereiro, mais ou menos, e agora, quase na metade, ele simplesmente parou, não anda mais. É como se eu não tivesse como contar o que quero, alguma coisa está me bloqueando. E é por isso que eu ando mais sumido do que o normal, não ando sentindo vontade de ficar nas redes, inventando inúmeros posts sobre coisas aleatórias só pra gerar fluxo de likes e comentários, mas eu não consigo ser este tipo de pessoa. 

Olha, eu juro pra vocês que estou tentando me recuperar desse marasmo negativo e que vocês estão me dando uma força gigantesca (por mais que não saibam disso). E então, como forma de agradecimento e depois deste desabafo bem chato, quero presenteá-los com este diário de escrita, quero que vocês façam parte do processo de criação deste livro novo, vocês merecem e eu preciso desse apoio (que não tive em "Imperfeito" e "Inquebrável"). Agora, sem mais mimimi, vamos, de fato, começar esse bendito diário!

Antes, eu quero fazer uma pergunta: vocês conseguem ter uma ideia do que o livro novo se trata apenas olhando a imagem do post? Ela têm muito a ver com a fofura que estou tentando escrever. 
Mas bora lá, se vocês não conseguiram entender, agora o negocio vai andar!

O título da tal fofura é, nada mais, nada menos que: Antes do Amanhecer!

Eu ainda não tenho editora, capa, nada dessa parte complicada, mas uma coisa eu posso dizer: tenho muito amor para colocar nas páginas da história do João e do Carlos. Esse meninos, de quinze anos cada, foram chegando devagarinho, sem muito alvoroço, mas acabam me pegando de jeito e me fazendo dar um stop em todas as outras coisas que eu estava tentando escrever. 

Os primeiros capítulos, confesso, foram bem fáceis de escrever, parecia algo premeditado. Eu passei uma semana (aproximadamente) para deixa-los do jeitinho que eu queria. E gente, que coisa mais fofa e gostosa de escrever! Eu estava vendo uma história de amizade e descobertas pessoais surgindo toda bonitinha, de uma forma totalmente diferente de tudo que já escrevi. E talvez esse seja o maior problema que eu estou enfrentando no momento. 

Eu estava muito acostumado a escrever aquele dramalhão mexicano e um pouco mais maduro de "Imperfeito", mas não é disso que ADA precisa, ele precisa ser simples e se desenrolar de maneira pura e inusitada, afinal, se trata de dois amigos descobrindo as coisas boas da vida em uma cidadezinha do interior do Mato Grosso. 

A cidade em que vivo para estudar foi um dos fatores dominantes que me inspiraram e eu agradeço muito por isso. No meu ponto de vista, além de representar minorias em termos de pessoas, nós, autores, precisamos mostrar que há muita coisa maravilhosa nesse nosso Brasil. Chega de livros que só se passam em São Paulo ou Rio de Janeiro, fofxs! 

Então, unindo essa cidadezinha cheia de belezas naturais e dois jovens em busca de aventuras, nasceu esse meu novo projeto. Por agora, é só isso que posso contar (calma, vou deixar a sinopse aqui em baixo), mas, do fundo do meu coração, espero que vocês possam me ajudar a deixar esse livro com a cara que ele merece, com a escrita leve e fofa que estou tentando empregar na história. 

Bom, aqui se encerra o nosso primeiro capítulo do diário de escrita de "Antes do Amanhecer". Leiam a sinopse abaixo, comentem sobre tudo que eu contei ali em cima e bora lá, que tem muito amor pra colocar nessas páginas, eu sei disso!

Sinopse:

João e Carlos se conhecem desde que se entendem por gente. Os dois nasceram no mesmo dia, em uma cidadezinha no interior do Mato Grosso. A amizade dos garotos foi quase que premeditada, seus pais se tornaram amigos desde o dia 11 de Agosto de 2000, após passarem um dia inteiro juntos esperando pela chegada dos filhos.
Estranho, né? Mas eles não encaram a amizade, que mais parece uma irmandade, deste jeito. Tudo que os dois sabem, aprenderam juntos, desde os primeiros passos, até as idas ao banheiro sozinhos, sem o auxílio dos pais.
Em um dia, dentro da sala de aula, os dois percebem que precisam estreitar ainda mais esse laço entre eles e é então que chegam a conclusão de que, apesar de inseparáveis, eles mal conhecem a cidade em que cresceram. Uma promessa foi feita, eles têm vinte e quatro horas para conhecerem o máximo de lugares dentro da cidade, juntos.
Talvez o destino tenha algo reservado para Carlos e João e prove que a amizade entre os dois é mais forte do que eles imaginavam. 


Compartilhe:

DEIXE UMCOMENTÁRIO

1 comentários:

  1. Que linda essa nova história Rob <3
    Eu tô escrevendo um livro desde 2014, e cheguei em um ponto que não consigo prosseguir, mesmo sabendo o rumo que quero dar a ela. Faz uns dias que penso nela e vou tentar retomar também. Você é um escritor muito melhor do que eu então tenho certeza que logo vai superar esse bloqueio e sair arrasando como sempre!

    ResponderExcluir